terça-feira, 10 de julho de 2012

Entrevista João Sombra





Queria agradecer ao grande João Sombra pela  oportunidade de fazer a entrevista. Bons ventos para você sempre amigo Sombra!


 1-Quando foi a primeira fez que o senhor
pensou em ter seu veleiro?

R- Nós sempre velejamos e curtimos o mar, isto desde criança. Quando nos mudamos para Maceió em 1983, já tinhamos este pensar, de fazermos a viagem de circunavegação. Entretanto o grande elemento dificultador era a total falta de informação, nada havia sido escrito, ou mesmo textos a respeito com aquelas informações básicas, quanto custa, quais os melhores rotas, qual o tamanho ideal do veleiro, etc...
Assim, decidimos aguardar nos aposentarmos para então nos dedicarmos ao nosso projeto, o que realmente veio a ocorrer.  

2-Como foi a reação das pessoas, quando você anunciou que sairia pelo mundo a fora dentro de um veleiro?

R- Como já aportado em nossos textos, o que não faltará é gente para colocar gosto ruim, todavia separamos aqueles que realmente nos apoiavam, dos negativos e dos falsos e levamos adiante nosso projeto. Hoje após mais de 16 anos e tendo realizado plenamente o nosso projeto e ainda continuando nele, vimos quanto estavam errados aqueles que nos criticaram no passado. E nos sentimos altamente reconfortados por termos incentivados a um grande numero de brasileiros a fazerem o mesmo.

3-O que você falaria para pessoas como eu, que ainda são jovens e querem ter o seu veleiro e dar a volta ao mundo?

R- Como sempre colocamos em nossos livros e textos, incentivamos e mostramos que não é nada complicado. Hoje inclusive com os instrumentos de navegação disponíveis se tornou ate bem mais fácil do que ocorrido conosco. Desta arte acredito que será algo exponencial na vida daqueles que desejam fazer a viagem. Uma experiencia fantástica onde o aprendizado jamais sera esquecido e ajudará mormente aos mais jovens a conhecerem bem e o nosso Planeta Agua.

4-O que elas tem que começar a fazer para o sonho delas acontecer?

R- O fator fundamental para quem deseja fazer a viagem é jamais esmorecer. Estar sempre focado nos elementos que consideramos os mais importantes...DETERMINACAO, BOM SENSO e EXPERIENCIA, este ultimo com o tempo e auxiliado pelos 2 primeiros o tornarão um notável navegante.

5- Capitão Sombra, se você puder, aqui queria que você deixasse um comentário para meu blog, com poucos dias de vida, para começar com sorte.

Super Mateus, hoje se reveste de muita honra e orgulho para este velho navegante, te-lo conhecido e o mais importante e ve-lo ainda jovem, em seu blog, estar vetorizado neste projeto de fazer a viagem de circunavegação a vela. Estamos na sua torcida e a disposição para o que se fizer mister a fim de auxilia-lo, como já o fizemos com dezenas de pessoas que hoje se encontram navegando pelo mundo.

4 comentários: